O Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para a criança.
O Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para crianças, também conhecido como Benefício de Prestação Continuada (BPC), é um direito assegurado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Este benefício é voltado para crianças com qualquer problema de saúde ou condição que trazem barreiras e dificultam a interação da criança com a sociedade. Ou seja, qualquer doença ou condição que traga dificuldades no cotidiano para a criança pode ser avaliada para concessão do benefício. Ainda, neste caso, é avaliado se a família não tem condições financeiras de prover o sustento da criança e de suas necessidades especiais.
Alguns exemplos de condiçoes ou doenças mais comuns em crianças que conseguem o BPC são:
Para que uma criança tenha direito ao BPC, é necessário comprovar a condição ou problema de saúde por meio de laudos médicos. Toda documentação é válida: receitas, laudos, exames, relatórios. Tudo contribui para o sucesso do pedido.
O valor do BPC é equivalente a um salário mínimo e é pago mensalmente. Esse benefício é fundamental para auxiliar nas despesas com tratamentos médicos, terapias, transporte, educação e outras necessidades da criança. Ele também contribui para a inclusão social, permitindo que a criança tenha acesso a oportunidades e serviços que promovam seu desenvolvimento e qualidade de vida.
Oliveira & Advogados